03
ABR
2018

Celpe-Bras 2018

Informamos que, excepcionalmente em 2018, o INEP realizará edição única do Exame Celpe-Bras, prevista para ocorrer no segundo semestre de 2018.

Segue abaixo, a exposição dos motivos que levaram os atores envolvidos a tomar tal decisão.

Após carta enviada no dia 22 de março de 2018 a todos os postos aplicadores, o Inep juntamente com o Ministério da Educação – MEC, Ministério das Relações Exteriores – MRE, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES realizou uma série de reuniões a fim de ajustar o cronograma para a aplicação de duas edições.

Entretanto, à medida que as discussões avançaram, vários riscos foram levantados pelos atores envolvidos no processo cuja aplicação estava prevista para ocorrer em junho. Dentre esses riscos foram apontados:
 O curto período de construção dos instrumentos;
 A dificuldade de entrega e devolução dos malotes de prova dentro do prazo previsto;
 Tempo hábil para processamento dos resultados a fim de atender aos programas vinculados ao Exame: PEC – G e PEC – PG.

Além disso, também foi pontuado que todas as ações relacionadas à melhoria do Celpe-Bras, inclusive o evento de credenciamento de novos postos, seriam suspensas para que a equipe pudesse se dedicar inteiramente à operacionalização dessa primeira edição.

No dia 29 de março de 2018 o Inep, MEC, MRE, CNPq e a Capes decidiram, considerando todos os riscos e a descontinuidade dos processos de melhorias, que não seria possível realizar a aplicação programada para o mês de junho, e que, em 2018, será realizada apenas uma aplicação, no segundo semestre.

Dessa forma, pedimos desculpas pelas alterações intempestivas no Cronograma 2018 e contamos com a compreensão de todos, considerando a complexidade do Exame, principalmente, no que diz respeito à logística, a quantidade de atores externos envolvidos no processo, a abrangência e a visibilidade que o Exame tem alcançado nas últimas edições, o que tem tornado o processo de tomada de decisão mais moroso e complexo.

Cabe informar que estamos ajustando o cronograma e o encaminharemos em breve. Mais uma vez agradecemos a compreensão e o apoio de sempre.

Atenciosamente,
Equipe Celpe-Bras